Sobre Pardinho

Descubra a Terra das Emoções

PARDINHO MIT – MUNICIPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Pardinho, Terra das emoções

Capital da música raiz, Terra do Ferreirinha

Nascente do Rio Pardo, Berço do Aquífero Guarani

Terroir da Cuesta paulista

Expoente de intensas aventuras e significativas experiências

PARDINHO, uma pequena cidade do interior, ao oeste paulista, em torno de 200 km da capital, tendo seu ponto mais alto a 1006 m de altitude. Justamente, o que a torna tão especial é a sua localização que além da magnifica vista, proporciona um clima diferenciado, mais ameno propicio a neblina oferecendo espetáculos impares dos fenômenos naturais.  As águas daqui brotam da principal área de recarga do Aquífero Guarani proporcionando fauna e flora abundantes transformando nossa região em APA – Área de Proteção ambiental. Este conjunto de atributos confere sabor exclusivo a tudo que aqui se produz tornando a cidade um polo turístico para experiências gastronômicas únicas. Nosso principal atrativo é nossa localização privilegiada, no front das Cuestas paulista, em Pardinho, proporcionando relevo radical, clima diferenciado, vista panorâmica, produtos de sabor exclusivo e cultura caipira pujante.

Pequena mais abençoada destaca-se no cenário turístico pela sua natureza exuberante e seu povo hospitaleiro, certificou-se como MIT – Município de Interesse Turístico, em 10 de maio de 2018. A Cuesta de Pardinho, proporciona visão panorâmica de 360º tornando-a cartão postal da região, entre tantos atrativos contempla a melhor vista do Gigante adormecido (formação rochosa situada no município de Bofete que lembra um gigante deitado). Divide seus atrativos turísticos em três Eixos de desenvolvimento turístico.

No Eixo Turístico Vista do Gigante localizado na Estrada Constantino Pauletti, no front da Cuesta de Pardinho são mais de 8 km com esta encantadora vista, incluindo restaurantes panorâmicos, Mirantes, Tirolesa de 800 m e passeios de Buggy por trilhas radicais rodeada de mata nativa, ar puro, agua cristalina direto das nascentes favorecendo deste de contemplação à radicais aventuras. Nossas belas estradas foram premiadas, por quatro anos consecutivos (2019), com o prêmio Guidão de ouro e constam nos circuitos internacionais de montain bike, rendendo o título de Cidade Top destinos 2017/18 na categoria Turismo de esportes, cenário da prova Road Brasil Ride, maior trecho do Festival Brasil Ride e a prova local Ecotrail Pardinho, além das famosas cavalgadas que reúnem comitivas do estado todo, além do tradicional Passeio do Vivan. Este conjunto de atributos derivados da sua localização e clima favorecem produtos artesanais de sabores inigualáveis, nossas: cervejas, cafés e doces, além de receitas típicas da cozinha caipira mesclada as de origens coloniais: italianas, portuguesas e alemãs e o melhor queijo do mundo: Super ouro no mundial da França, levando para o mundo nosso famoso “Terroir Pardinho”.

Do outro lado da cidade entre morros e colinas na entrada pela Rodovia Castelo Branco está o Eixo Turístico Cuesta Pardinho localizado na Estrada Emilio Roder são mais 9 km de paisagens únicas de tirarem o folego que completam um conjunto de trilhas muito apreciadas, que escondem cachoeiras incríveis, em propriedades particulares que requerem agendamento de guias. Este trecho culmina com o Mirante do Cuesta Café onde se pode apreciar um delicioso café especial na charmosa cafeteria panorâmica com um belo pôr do sol refletido na lagoa.

O terceiro Eixo Turístico está localizado em redor da cidade, permeado pelo Parque Linear nele encontramos a Praça da Matriz e o Centro de Cultura Max feffer – primeira construção sustentável da América latina, coberto em bambu, ambos são palco das manifestações culturais e fomento do empreendedorismo sustentável que destaca, nossos produtos no cenário mundial Neste eixo acontecem os principais eventos culturais. Seu povo festivo, trabalhador e tradicionalista preserva suas manifestações ligadas a vida rural e gastronomia caipira, intensa no seio das propriedades e presente em seu rico e alegre Calendário de eventos, que proporciona atividades o ano inteiro, semanalmente.

Como a cidade tem a maioria de seu território situado em APA – Área de Proteção ambiental numa das principais zonas de recarga do Aquíferos Guarani,  intensifica e preserva seus ares de cidade campestre entre matas e penhascos, colinas e morros proporcionado alvoradas e crepúsculos mágicos, uma indescritível apreciação do surgimento da lua cheia no horizonte, além  da oportunidade de contemplação da via láctea, estrelas cadentes e chuva de meteoros destacando-a entre os melhores céus para apreciação noturna